Espremi uma espinha e ficou uma mancha na pele: o que fazer para eliminar a marca? Espremi uma espinha e ficou uma mancha na pele: o que fazer para eliminar a marca?

Espremi uma espinha e ficou uma mancha no lugar dela: o que fazer para eliminar a marca?

Atire a primeira pedra quem nunca espremeu cravos e espinhas do rosto! Mas você sabia que esse hábito aparentemente inofensivo pode agravar e até mesmo causar manchas na pele? Especialmente se você não tem o costume de usar protetor solar diariamente.

Para surpresa de alguns, existem cuidados diários e tratamentos simples que são capazes de amenizar as manchas escuras na pele deixadas pela acne. Quer saber quais são? Nós te contamos! Veja algumas dicas de produtos e tratamentos que ajudam a remover as marcas de cravos e espinhas do rosto. 

Como surgem as manchas na pele causadas por acne?
Espremer as espinhas pode até parecer uma mania boba mas, na verdade, pode trazer uma série de consequências para a saúde e aparência da sua pele. Isso porque as espinhas são inflamações na pele que ativam a produção de melanina. Dessa maneira, o hábito de mexer nessas pequenas inflamações pode favorecer o surgimento de manchas na pele. Além disso, se a manipulação e o local não estiverem limpos, as bactérias que ficam embaixo da unha podem entrar na lesão, agravar o quadro e resultar em marcas após o tratamento. Por isso, lembre-se: nada de mexer em cravos e espinhas!

Produtos com vitamina C ajudam a diminuir as manchas na pele
Quando se trata de cuidados com a pele, você certamente já deve ter ouvido falar sobre os benefícios da vitamina C. Além de garantir uma pele mais hidratada e luminosa, o ativo é um grande aliado no tratamento de manchas na pele. Isso porque ele possui uma ação clareadora capaz de inibir a produção de melanina de forma excessiva, o que ameniza e previne a formação das manchinhas escuras. E o melhor: incluí-lo na sua rotina é mais fácil do que se imagina! Versátil e adaptável, a vitamina C pode ser encontrada em diferentes produtos para a pele. Nesse caso, vale apostar em um gel de limpeza enriquecido com o ativo para conquistar um rosto limpo e livre do excesso de oleosidade. O uso de água micelar com vitamina C em sua composição também é bem-vindo para garantir um rosto hidratado e uniforme. 

Filtro solar ameniza as manchas na pele e previne o surgimento de outras marcas
Não é novidade que o protetor solar deve fazer parte da sua rotina, certo? Mas, se você possui tendência a cravos e espinhas, saiba que o uso de filtro solar é ainda mais importante, já que os raios solares podem estimular o surgimento de manchas escuras na pele. Por isso, o ideal é usar um produto com FPS 30 ou superior diariamente. Para otimizar o tempo, você pode investir em um hidratante com filtro solar e vitamina C para garantir os dois tratamentos de uma só vez. Acredite: a sua pele ficará uniforme em poucos dias.

Como evitar manchas na pele? Uma boa rotina de cuidados pode ser a solução
Prevenir é sempre o melhor remédio. Por isso, ao invés de espremer espinhas, por que não investir nos cuidados com a pele e na prevenção dessas temidas inflamações? Crie uma rotina de limpeza com produtos específicos para o seu tipo de pele, incluindo gel de limpeza e água micelar. Além disso, é importante manter o rosto hidratado para controlar a oleosidade. Nesse caso, uma máscara facial que combine vitamina C e ácido hialurônico pode ser uma boa opção. Não se esqueça: estas simples etapas são fundamentais para prevenir as espinhas e também as manchas na pele.

Foto: Getty Images

Produtos relacionados