Acne adulta: o que causa e como tratar? Acne adulta: o que causa e como tratar?

Acne adulta: o que causa e como tratar?

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a acne não é exclusividade dos adolescentes. Por mais que esse seja o período da vida para o aparecimento dessa condição no rosto, com o passar do tempo é possível encontrar relatos de pessoas que apresentam acne na idade adulta.


Diversos são os motivos que estão por trás dessa “acne fora de época”. Para te ajudar a entender um pouco mais sobre o assunto, o blog de Garnier separou algumas informações sobre a acne adulta e como ela pode ser tratada.


 

O que causa a acne na idade adulta?

A acne adulta geralmente surge em pessoas que não tiveram espinhas na puberdade, mas também pode ser uma continuação dessa época. As mulheres são as que mais sofrem com a acne adulta e isso acontece principalmente por conta de processos hormonais.


As principais causas da acne na idade adulta estão relacionadas ao aumento do estresse, má alimentação, aumento da oleosidade do rosto, limpeza inadequada da pele além do uso de medicamentos que contenham corticoides ou anabolizantes. 


Quando falamos de causas hormonais, especificamente nas mulheres, a acne adulta pode estar associada à Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP), que podem gerar alterações hormonais. A predisposição familiar, gravidez, período menstrual ou interrupção do uso do anticoncepcional também podem incentivar o aparecimento das espinhas. Constantemente os hormônios femininos estão sofrendo mudanças, essas alterações podem acabar incentivando o aparecimento de acne na pele. 


Para as pessoas que apresentam acne durante a puberdade e trataram as chances dessa condição retornar é mínima, mas pode acontecer e acabar resultando no aparecimento na idade adulta. Por isso, é necessário seguir com uma rotina de limpeza, hidratação e proteção solar para garantir a saúde do rosto.


 

 

Como tratar a acne na idade adulta?

A acne na idade adulta pode ser tratada de diversas maneiras. O primeiro passo é procurar um profissional para investigar as causas dessa condição. Como no caso da Síndrome do Ovários Policísticos o tratamento para acne vai ser feito junto com o tratamento principal, porque nesse caso a acne é um reflexo de outro problema, e não o problema principal. Com ajuda de um especialista é possível entender como escolher o melhor tratamento para cada caso.


Além disso, hábitos como a adoção de uma rotina de skincare e a melhora na alimentação são capazes de garantir a diminuição das acnes no rosto e ainda garantir uma pele mais saudável, nutrida e iluminada. Para isso, aposte na adoção da rotina de skincare e proporcione os melhores cuidados para o seu rosto.


 

Como evitar o aparecimento da acne?

A melhor forma de evitar o aparecimento de acnes na idade adulta é a ingestão de alimentos livres de óleos e gorduras para não fazer com que a pele fique oleosa. Além disso, na adoção de uma rotina de skincare é possível garantir uma rota de cuidados para a pele. Com a limpeza, feita de forma dupla com o uso do Sabonete Líquido Limpeza Facial e da Água Micelar Antioleosidade, é possível remover as impurezas do rosto e o excesso de oleosidade da pele.


Com o Sérum Antimarcas é possível garantir hidratação e a formação da barreira protetora da pele que pode ser completada com o Hidratante Protetor que fornece hidratação facial e proteção contra ação dos raios solares, que também podem incentivar o aparecimento de acnes.


No caso da acne adulta que surge por conta de problemas hormonais, é importante estar sempre acompanhado do funcionamento do seu corpo com o profissional especializado e realizar sempre os exames necessários.