7 possíveis causas da oleosidade no rosto 7 possíveis causas da oleosidade no rosto

Pele oleosa: descubra 7 possíveis causas da oleosidade no rosto

Entenda quais são as principais causas da oleosidade do seu rosto e entenda o combater.

A pele oleosa é um dos tipos de pele mais comuns nas brasileiras. Essa pele é caracterizada pela produção de óleo em excesso que gera uma sensação de brilho extremo no rosto, além de se tornar mais suscetível ao aparecimento de cravos e espinhas.

Muitos são os fatores que podem fazer com que a oleosidade apareça na pele, e entender o motivo da oleosidade ajuda no momento de controlá-la. Por isso, separamos 7 possíveis causas da oleosidade na pele para que você entenda quais dessas podem ser a sua. Confira!


1- Causas hormonais

p>Os hormônios muitas vezes são os grandes responsáveis pelo desequilíbrio da produção de óleo pelo rosto. Essas oscilações podem acontecer principalmente durante a adolescência, o período menstrual ou gravidez, o que faz com que a pele fique mais oleosa e consequentemente mais suscetível ao aparecimento das espinhas.

Em casos como esse, um acompanhamento médico é necessário para monitorar os motivos das alterações hormonais e encontrar as melhores soluções para esse problema.


2- Má alimentação

A alimentação é outro fator que reflete diretamente na saúde da pele, uma alimentação rica em alimentos oleosos é mais propícia a ter uma aumento da oleosidade do rosto. Por isso, é importante manter uma alimentação saudável com alimentos ricos em vitaminas, nutrientes e minerais para garantir que esses benefícios também serão entregues para a pele.


3- Uso dos produtos errados

Outro fator que pode ser responsável pela oleosidade em excesso da pele pode ser o uso de produtos incorretos para o seu tipo de pele. Por exemplo, se uma pessoa com pele oleosa utiliza produtos específicos para a pele seca, com o passar do tempo e do uso contínuo desse tipo de produto, a pele tende a ficar mais oleosa.

Isso porque o produto não foi feito para atender as necessidades do tipo de pele oleosa, o que faz com que ele contenha ativos que muitas vezes não são indicados para pele oleosa. Por isso, manter uma rotina de skincare com os produtos indicados para o seu tipo de pele é o ideal.


4- Falta de limpeza facial

A falta de limpeza facial eficiente também pode possibilitar que a pele fique mais oleosa. Isso acontece porque o nosso rosto está em constante contato com poluição e impurezas, que são encontradas no ar. Essas pequenas partículas entram na pele tanto superficialmente quanto em áreas mais profundas. A não remoção dessas impurezas faz com que os poros do rosto fiquem entupidos colaborando para o aumento da oleosidade do rosto.

Por isso, criar uma rotina de limpeza facial é importante para garantir que sua pele esteja sempre limpa. Para isso, basta limpar a pele duas vezes ao dia, logo ao acordar e antes de dormir. Dessa forma é possível garantir que o rosto será limpo na medida necessária.

Para isso, aposte na combinação do sabonete Limpeza Facial Garnier e da Água Micelar Antioleosidade, esses dois passos proporcionam uma limpeza rápida e eficiente para o seu rosto, tudo isso sem ressecar a pele.


5- Falta de hidratação

Outro ponto que merece a sua atenção é o quanto a sua pele está sendo hidratada. Isso porque muitas vezes as glândulas sebáceas produzem mais óleo que o normal para solucionar a falta de hidratação, fazendo com que a pele não fique ressecada.

Por isso, mantenha sempre uma rotina de hidratação, tanto com produtos quanto com a ingestão de água, para garantir que a sua pele não corrija o ressecamento com a produção de óleos.

Na rotina de skincare a hidratação acontece após a limpeza facial, nesse momento você pode utilizar um creme facial ou um sérum facial para hidratar o seu rosto. O sérum facial é o produto mais recomendado para pele oleosa por conta da sua textura leve e fluída, sendo fácil de espalhar e ser absorvido pela pele. Com apenas algumas gotas é possível ter a pele hidratada e nutrida.

A linha Garnier Uniform&Matte conta com o Sérum Facial Antimarcas com Vitamina C, com ação antioleosidade, hidratante, antimarcas e de peeling natural. Enriquecido com vitamina C ele conta com ação antioxidante de combate aos radicais livres e uniformização do tom e da textura da pele. Enquanto o ácido salicílico oferece a uniformização dos poros e a niacinamida conta com a função hidratante.


6- Exposição solar sem proteção

Outro fator que pode ocasionar no aumento da oleosidade é a exposição solar sem proteção. Além do agravamento da oleosidade produzida pela pele, os raios UVA e UVB também podem trazer outros malefícios para a pele como queimaduras, manchas, envelhecimento precoce, e em casos extremos, até o câncer de pele. Por isso, o uso do protetor solar facial é essencial para garantir a saúde do rosto. Para peles oleosas, opte por aquele com ação antioleosidade, toque seco ou efeito matte.

A linha Uniform&Matte conta com os Hidratante Protetor Facial que garante hidratação e proteção contra os raios solares para o seu rosto. Disponível nas versões com cor e sem cor, você pode escolher aquele que melhor se adapta a sua rotina, para garantir proteção solar para o seu dia a dia.

Todos os protetores da linha são enriquecidos com vitamina C, trazendo os benefícios desse antioxidante também para sua proteção solar.


7- Não remover a maquiagem antes de dormir

Não remover a maquiagem antes de dormir também é um fator que contribui para o aumento da oleosidade do rosto. Isso acontece porque resíduos da maquiagem podem entrar nos poros, fazendo com que eles fiquem obstruídos e contribuindo para o aumento da oleosidade do rosto. Por isso, antes de dormir nunca se esqueça de remover a maquiagem do rosto!

Para remover a maquiagem de uma forma simples, aposte no uso da Água Micelar Antioleosidade para a remoção, porque além de da função de limpeza ela também age como demaquilante. Para uma limpeza completa, combine o uso da Água Micelar com o sabonete líquido Limpeza Facial.