O que é sérum? Como usar? Serve para a pele oleosa? Conheça os benefícios da textura na rotina de skincare
Você já ouviu falar em sérum facial? Conhecido pela sua textura leve e de fácil absorção, ele é um dos produtos para pele oleosa com maior concentração de ativos, o que proporciona uma série de benefícios que vão desde à hidratação a potencialização dos resultados na região em que é aplicado.
Embora seja um item indispensável no ritual de skincare de quem possui a pele oleosa ou sensível, é comum que ainda surjam dúvidas sobre as suas vantagens e, principalmente, a sua forma de uso. Pensando em virar o jogo, reunimos tudo sobre o que você precisa saber sobre o sérum facial + dicas de como incluí-lo em sua rotina de cuidados.
Sérum facial: o que é?
O sérum facial nada mais é do que um produto com alta concentração de ativos e textura fluida, leve e de rápida absorção. Justamente por isso, ele é recomendado para todos os tipos de pele, especialmente as oleosas que exigem fórmulas de toque seco para combater o brilho excessivo na região.
Outro ponto positivo desse produto para skincare é a sua versatilidade. O sérum facial pode oferecer diferentes ativos e substâncias em sua composição, promovendo ações hidratantes, despigmentantes, rejuvenescedoras e até mesmo antioxidantes. Dessa forma, ele é um ótimo candidato para substituir cosméticos com fórmulas em creme, como o hidratante para pele oleosa, que costumam ser mais densos e podem demorar mais para serem absorvidos.
Os benefícios do sérum facial
Se engana quem pensa que as únicas vantagens do sérum facial são a leveza e a fluidez da sua textura. Na verdade, o produto oferece diversos benefícios e nós podemos provar! Confira abaixo:
- O sérum facial oferece uma maior concentração de ativos e substâncias em sua composição devido a essa fluidez, o que garante um tratamento mais potente do que em cremes, loções ou géis, seja para combater os sinais de envelhecimento, o ressecamento ou manchas na pele;
- O uso do sérum facial com ativos antioxidantes, como a vitamina C, pode potencializar a proteção contra os radicais livres, que são os principais responsáveis pelos sinais de envelhecimento na pele, como manchas, rugas e linhas de expressão;
- A textura leve e fluida do sérum facial é ideal para promover a hidratação da pele oleosa na medida certa, evitando a produção excessiva de sebo;
- O sérum facial é mais econômico do que os cremes tradicionais. O motivo por trás disso é bem simples: a sua rápida absorção somada à fácil aplicação. Nesse caso, não é necessário exagerar na quantidade do produto, basta aplicar algumas gotinhas na pele para garantir um bom resultado - o que faz o produto render muito mais.
Como usar o sérum facial na rotina de skincare? Veja a quantidade certa de produto durante aplicação
Depois de descobrir todos os benefícios do sérum facial, você deve estar se perguntando como incluir o produto queridinho do momento na sua rotina de skincare, certo? Nesse caso, é importante escolher o produto que corresponda às necessidades da sua pele. O sérum com vitamina C, por exemplo, é uma ótima opção para quem lida com o excesso de oleosidade, já que a combinação do antioxidante com a textura leve é capaz de hidratar a região na medida certa e impedir a produção excessiva de sebo.
Além disso, é preciso ter cuidado com a quantidade de produto utilizada durante a aplicação. O ideal é utilizar de 3 a 5 gotas do sérum facial sobre a pele e usar as pontas dos dedos para espalhá-lo pelo rosto. Caso o item faça parte da rotina diurna, não esqueça de usar o protetor solar para ter um tratamento completo!
Foto: Getty Images