Descubra como segurar a maquiagem na pele oleosa durante todo o dia Descubra como segurar a maquiagem na pele oleosa durante todo o dia

Maquiagem + pele oleosa: 5 dicas para segurar a make durante o dia

 

Base derretida, corretivo acumulado, máscara de cílios borrada… Esses são apenas alguns dos dramas que quem tem pele oleosa enfrenta depois de fazer uma maquiagem bem caprichada! Embora possa parecer um caso perdido, nada de desespero - a gente está aqui para te provar que existem, sim, alguns truques que podem deixar a make sequinha e intacta por muito tempo, mesmo nas peles mais oleosas. Confira 5 dos principais!


1. Capriche na limpeza da pele 


O primeiro passo para uma make impecável por horas a fio é a higiene adequada! Essa é a etapa mais importante de todo o processo, especialmente para quem tem pele oleosa. Para isso, escolha um gel de limpeza específico para o seu tipo de pele, de preferência enriquecido com AHA de limão, que limpe em profundidade sem deixar o rosto ressecado. 


2. Aplique um hidratante matificante e que ofereça controle da oleosidade


Depois de lavar o rosto, você pode até se sentir tentada a começar logo a maquiagem, mas é fundamental aplicar um hidratante antes de dar início ao processo. O ideal é optar por uma fórmula matificante com efeito de primer, com tecnologia de controle de oleosidade e, de preferência, FPS 30 ou superior. Assim, a sua pele ficará aveludada e pronta para receber a base e o corretivo, além de deixar o efeito rebote bem longe ao longo do dia. 


3. Aposte em produtos específicos para a pele oleosa


Outra coisa que faz toda a diferença é investir em produtos compatíveis com a pele oleosa. Uma base muito densa, com uma fórmula à base de óleo, com certeza vai ficar pesada no rosto de quem já sofre com o excesso de brilho! Sombras e blushes em forma de creme também não costumam se dar muito bem neste tipo de pele. O ideal é escolher produtos em pó ou com toque seco e fórmula oil-free.


4. Sempre finalize a make com pó translúcido


Você já ouviu falar em “baking” na maquiagem? Trata-se de uma técnica em que se aplica uma quantidade generosa de pó translúcido nas áreas mais oleosas do rosto, como abaixo dos olhos, laterais do nariz e queixo, geralmente com a ajuda de uma esponja, deixando o produto na região por um tempo, com a intenção de selar os produtos na pele e segurar a oleosidade. Durante esse intervalo, você pode fazer sua make de olhos ou aplicar o batom, por exemplo. Quando o look estiver pronto, é só retirar o excesso de pó com um pincel grande e fofo, passando uma leve camada também pelas restantes áreas, como testa e bochechas. 


5. Não esqueça de remover toda a maquiagem ao fim do dia!


Pode parecer bobo, mas remover a maquiagem corretamente no fim do dia pode melhorar - e muito - o aspecto e a durabilidade da sua make no dia seguinte. Se você pular essa etapa, sua pele não respira, seus poros ficam obstruídos e isso aumenta a chance do aparecimento de cravos e espinhas, além de piorar a sua aparência e textura de um modo geral. Por outro lado, a oleosidade da pele aumenta, criando um ciclo vicioso! Para evitar esse cenário, remova sempre toda a maquiagem e impurezas da pele com uma água micelar, e depois lave o rosto adequadamente com o seu gel de limpeza.


produtos relacionados