Manchas no corpo: quais são os tipos e como tratar? Manchas no corpo: quais são os tipos e como tratar?

Manchas no corpo: quais são os tipos e como tratar?

Entenda as possíveis causas do surgimento de manchas no corpo e qual a melhor forma de tratá-las

Quando surgem manchas no corpo logo liga um alerta para desvendar as causas do seu surgimento e investigar se há algo de errado com o nosso organismo. Algumas manchas no corpo são infofesiveis, sendo apenas um sinal de aumento de melanina em determinada região do corpo, mas quando elas surgem com aparência e coloração diferentes, o ideal é investigá-las.

Para que você possa identificar as manchas no corpo, separamos algumas dicas de como constatar os tipos de manchas através de sua coloração e orientar como se deve tratá-las.


Quais são os tipos de manchas no corpo?

A pele produz coloração através da melanina, que é uma proteína formada por células chamadas de melanócitos, desta forma dando origem a pigmentação da pele. Geralmente quando há exposição solar prolongada, a melanina acaba liberando pigmento para proteger a pele da ação nocivas que os raios solares causam, sendo assim acabam surgindo algumas manchinhas amarronzadas na pele.

Mas além das manchas causadas pela exposição solar, há alguns fatores genéticos e dermatológicos que contribuem para o surgimento de manchas no corpo com outros tipos de pigmentação. Ao notar algum tipo de mancha no corpo que tenha uma aparência diferente, o ideal é consultar um médico dermatologista para identificar as causas e orientar o melhor tratamento para sua condição.


Manchas vermelhas no corpo

Quando surgem manchas vermelhas no corpo elas podem estar atreladas a problemas dermatológicos, como alergias, fungos e reação a determinadas substâncias. Ao notar manchas vermelhas no corpo, fique atento para identificar se é algum tipo de alergia, como a dermatite atópica, psoríase, brotoeja ou micose.


Manchas roxas no corpo

As manchas roxas no corpo sempre estão ligadas a algum tipo de hematomas, pois a sua coloração se forma através da coagulação sanguínea na região que foi lesionada. Embora seja ligada a esse motivo, as manchas roxas nos corpo também podem estar ligadas a problemas de saúde e como manifestação, acabam surgindo essas lesões pela pele, relacionadas a falta de vitamina C, diabetes, infecções e até mesmo leucemia.


Manchas marrom no corpo

As manchas marrom no corpo ou pequenas pintinhas, podem surgir por conta da alta pigmentação causada pelo aumento de produção da melanina, na tentativa de proteger a pele de algum fator externo. As manchas nos corpo podem surgir por conta de quadros de melasma e melanose, que são desencadeadas por conta da exposição solar prolongada e também por questões hormonais.


Manchas amarelas no corpo

As manchas amarelas no corpo requerem um pouco mais de atenção pois podem estar ligadas a o mau funcionamento do organismo, bem como estar atrelado a saúde dos órgãos. Dentre as principais doenças, estão a cirrose hepática, hepatite, pedra na vesícula e problemas no fígado. Por isso é importante sempre buscar ajuda médica para que possa fazer o diagnóstico das manchas no corpo.


Manchas brancas no corpo

Quando surge uma mancha branca pelo corpo, logo atribuímos ao fato de falta de melanina. De fato ela pode ocorrer por esse motivos, como nos casos de vitiligo que acabam sofrendo alterações na coloração da pele. Mas as manchas no corpo também podem estar atribuídas a quadros de pitiríase versicolor, que é causada por fungos na pele nas regiões do ombros e do tronco.


Como tratar as manchas no corpo?

O tratamento de manchas no corpo podem ser feitas de diferentes formas e mesclar diferentes procedimentos para a melhora da condição da pele. É comum em quadros alérgicos, que as manchas no corpo sejam tratados com o uso de medicações orais e tópicas.

Em casos mais graves, como lesões causadas com coagulação sanguínea ou mau funcionamento do organismo, o tratamento pode ser mais sério e necessita de acompanhamento especializado para a melhora da condição.

Há também os tratamento com laser e ácido, indicados para peles que sofrem com rosácea, melasma e manchas causadas pela acne, que diminuem a pigmentação e uniformizam o tom da pele.


Como evitar o aparecimento das manchas?

A melhor forma de evitar o aparecimento de manchas no corpo e tomar alguns cuidados é adotar uma rotina de cuidados com a pele. Ter uma boa alimentação e manter o corpo ativo realizando a prática de atividade físicas, ajudam no melhor funcionamento do organismo, diminuindo as chances de surgirem manchas relacionadas a problemas de saúde.

Mas se o objetivo é diminuir o surgimento de manchas causadas pela exposição solar ou por conta de quadros alérgicos, o ideal é manter a pele sempre muito bem hidratada e não dispensar o uso de protetor solar no seu dia a dia.

O protetor solar é o melhor aliado para evitar as manchas no corpo, já que ele evita os danos causados pelos raios solares, contribuindo para que não haja hiperpigmentação na pele e piorando quadros de alergia que se intensificam com a exposição solar, como o melasma e rosácea.

O Protetor Hidratante possui Vitamina C em sua fórmula, contribuindo para melhor hidratação da pele e evitando a formação de radicais livres, sendo fundamental no combate aos danos que os raios solares podem causar. Além disso, ele possui FPS 50 e tecnologia anti oleosidade que proporciona efeito matte na pele.