bolinha no rosto1200x336 bolinha no rosto1200x336

7 erros que você pode estar cometendo na sua rotina de skincare

Você tem uma rotina de skincare mas não vê resultado? Cuidado! Trouxemos uma lista com os erros mais comuns na skincare e como evitá-los.

A rotina de skincare ajuda a prevenir o envelhecimento precoce, melhora o aspecto da pele e ainda traz um momento de autocuidado para o seu dia a dia. Mas você está seguindo certo a sua rotina? Tem usado os produtos na ordem correta?

Pensando em te ajudar, Garnier listou 7 erros que você pode estar cometendo na sua rotina de skincare e ainda traz um passo a passo para seguir na rotina de cuidados corretamente e quais erros evitar durante os cuidados diários.

 

1- Lavar o rosto muitas vezes ao dia

O rosto produz oleosidade através das glândulas sebáceas para manter a hidratação da pele regulada. Essa oleosidade natural forma uma barreira protetora, também conhecida como manto lipídico, que impede a perda de água, evitando que a pele fique desidratada.

O ideal é que o rosto seja lavado duas vezes ao dia para proteger o manto lipídico e evitar seu rompimento, o que causaria a perda de proteção natural da pele, na maior perda de água e fazendo com que o organismo entenda que a pele necessita de mais hidratação e consequente produza mais óleo, a fim de tentar hidratar a pele que está “ressecada”.

Para evitar que seu rosto fique oleoso e colocar toda a sua rotina de skincare em risco, opte por limpar a face pela manhã logo ao acordar e de noite antes de dormir. Lave o rosto com o Gel de Limpeza Facial, assim irá retirar os resíduos de poluição, maquiagem e protetor e promover a limpeza de forma que não desregula o pH da pele.

Complemente a limpeza com a Água Micelar, pois ela promoverá a limpeza profunda da pele, retirando os resíduos dos poros e mantendo a pele hidratada sem prejudicar a barreira protetora.

 

2- Utilizar água quente ou lavar o rosto no banho

Lavar o rosto no banho não é recomendado, pois a água do chuveiro costuma ser muito quente e é prejudicial à saúde da pele do rosto. A água quente não é ideal pois ela retira agride o manto lipídico, tirando a barreira de proteção do rosto e ocasionalmente deixá-la mais sensível e desprotegida. O ideal é lavar em água corrente e gelada, para não desregular o pH da pele e manter a barreira protetora equilibrada.

 

3- Não hidratar a pele corretamente

Hidratar a pele é importante para manter regulado os níveis de produção de sebo no rosto. Além disso, muitos hidratantes possuem ativos que ajudam a estimular o colágeno, prevenindo envelhecimento precoce e que tenham ação antioxidante, protegendo células sadias dos radicais livres.

Todo tipo de pele deve ser hidratada, até mesmo as peles oleosas, pois a não hidratação pode deixar a pele ressecada, aumentar a produção de oleosidade e deixá-la porosa e sem viço.

 

4- Usar protetor solar facial apenas no verão

Todo dia é dia de passar protetor solar facial! Esse mantra deve ser seguido independente de sol ou chuva, pois o protetor solar irá proteger a sua pele da ação de raios solares UVA e UVB, evitando o envelhecimento precoce e o câncer de pele.

Além disso, o protetor também protege a pele das luzes artificiais que ficamos expostos a todo instante, além de hidratar a pele deixando-a nutrida e protegida.

O Hidratante Protetor, da linha Uniform&Matte, possui FPS 30 e é enriquecido com vitamina C que ajuda na redução de oleosidade e potencializa o fator de proteção no rosto, prevenindo manchas e garantindo hidratação e proteção solar para a pele.

 

5- Não usar os produtos indicados para o seu tipo de pele

Hoje existem milhares de produtos com muitas funcionalidades diferentes para todos os tipos de pele. Desde a rotina básica de skincare até a rotina mais específica, os produtos de skincare devem ser escolhidos de acordo com o seu tipo de pele e a necessidade que ela possui.

O uso de produtos que não são recomendados para o seu tipo de pele pode ocasionar o efeito rebote e colocar em risco todo o seu planejamento e investimento na rotina de skincare.

 

6- Utilizar os produtos de skincare fora da ordem correta

Assim como uma receita de bolo, a rotina de skincare também possui uma ordem correta para ser seguida. Comece sempre com a limpeza facial para garantir a retirada de resíduos de produtos, suor, poluição, maquiagem e de creme hidratante, além de promover a limpeza profunda da derme.

Logo após use um tônico ou uma água micelar para equilibrar o pH da pele e remover resquícios de sujeiras que não foram retiradas antes.

Em seguida começa a etapa de tratamento, comece sempre com os séruns pois por serem mais líquidos, penetram melhor nos vincos e nos poro da pele, depois use o creme hidratante que por ter uma textura mais espessa irá criar um camada protetora reduzindo a evaporação dos produtos aplicados antes.

Por último aplique protetor solar para proteger a pele contra os raios solares.

 

7- Não manter constância na rotina

A rotina de skincare deve ser seguida todos os dias, com muita disciplina e passar a ser um hábito, pois somente assim você conseguirá resultados satisfatórios e garantir que todo o investimento e tempo que se dedica a ela valerá a pena.

Lembre-se que cuidar da pele vai além da estética e pode ser um momento de autocuidado, melhorando o seu bem estar e sua autoestima.