Alimentos que causam espinhas: saiba o que evitar na dieta Alimentos que causam espinhas: saiba o que evitar na dieta

Alimentação e oleosidade da pele: saiba o que consumir na dieta

Saiba o porque alguns alimentos pode acabar influenciando no aumento de oleosidade e quais adicionar na dieta para ajudar a reduzir a oleosidade na pele

Ao tratar a pele oleosa diversos cuidados devem ser tomados para evitar que haja a formação excessiva de sebo pelas glândulas sebáceas. Além dos cuidados com a pele, a alimentação deve ser balanceada, já que alguns alimentos quando consumidos em excesso podem acabar contribuindo para a liberação de oleosidade.

Para que você possa comer à vontade e sem culpa, separamos algumas dicas de como equilibrar a sua alimentação para que não sofra com o excesso de oleosidade na pele.


Qual a relação entre alimentação e saúde da pele?

O corpo humano funciona em conjunto, se uma parte de nós não está bem, logo aparecerá sintomas na pele e no corpo nos dando um alerta para que possamos melhorar os cuidados com o organismo. A alimentação está diretamente ligada ao bom funcionamento de diversos órgãos, uma vez que os alimentos são fontes de nutrientes e minerais muito importantes para que tudo funcione corretamente.

As glândulas sebáceas — que são responsáveis pela produção de sebo da pele— faz a liberação de secreção no folículo piloso, desta forma ajudando a manter a lubrificação da pele, evitando o ressecamento e a perda de água. Ao contrário do que muitos pensam, a oleosidade não é vilã do nosso organismo, mas quando temos um alimentação rica em gordura, as glândulas sebáceas acaba liberando essa gorduras nas secreções, fazendo com que haja uma produção excessiva de oleosidade, deixando o rosto brilhante e os poros obstruídos.

Com os poros obstruídos, a pele fica mais propensa a formar cravos e espinhas, além de ser um ambiente propício para a habitação de bactérias, que podem causar inflamações mais severas, como a acne. Para que a pele fique bem hidratada, firme e saudável, é necessário ter uma alimentação balanceada, rica em nutrientes e um boa ingestão de água, para que a manutenção da pele possa ficar em dia e consequentemente mantê-la bem nutridas.


Como a alimentação aumenta a oleosidade da pele

Quem possui uma alimentação rica em consumo de alimentos gordurosos, com baixa ingestão de água e baixo consumo de alimentos que contenham nutrientes e minerais, terá maior propensão a ter cravos e espinhas na pele. As espinhas e problemas relacionados à acne, podem ser desenvolvidas por diversos fatores, como a predisposição genética ou descontrole hormonal, mas a alimentação pode acabar impulsionando o surgimento de lesões na pele e causar a produção excessiva de oleosidade.

Alguns alimentos podem sim acabar potencializando as inflamações, por isso quem possui tendência a ter espinhas na pele, deve buscar acompanhamento de um profissional especializado para adaptar as suas refeições de forma saudável e que não comprometa a sua saúde.

Listamos alguns alimentos, que quando consumidos em excesso podem desencadear o aumento de oleosidade e o surgimento de espinha na pele, confira:


Açuçar refinado

O açúcar refinado está presente em diversos alimentos como doces industrializados, sucos artificiais, refrigerantes e achocolatados. A ingestão excessiva desses alimentos faz com que o corpo produza mais hormônios andrógenos e insulina.

Esses dois fatores estimulam a produção de óleo pelo corpo, fazendo com que a pele fique oleosa. Além disso, tem o poder de causar obstrução dos poros, o que faz com que o rosto fique mais suscetível ao aparecimento de cravos e espinhas.


Chocolate

Com certeza você já ouviu que comer chocolate causa espinhas na pele, mas não é bem assim que acontece. O consumo excessivo de chocolate causa espinhas por conta do alto teor de açúcar na sua composição e por conta disso o organismo precisa aumentar a produção de insulina, o que pode acarretar no aumento de oleosidade da pele.


Alimentos com farinha branca

A farinha branca está presente em alimentos como pães, bolos, massas e biscoitos. Esses alimentos têm um alto índice glicêmico que quando ingerido em grandes quantidades ocasiona a inflamação das glândulas sebáceas. Essas glândulas são responsáveis por produzir a oleosidade natural do rosto, quando acontece esse inchaço das glândulas, passam a produzir mais óleo do que o normal, o que faz com que a pele fique mais oleosa e consequentemente mais propensa ao aparecimento de acne.


Frituras

Assim como o consumo de açúcar refinado, o consumo excessivo de fritura também impulsiona a produção de hormônios andrógenos, com isso, as glândulas sebáceas produzem ainda mais óleo, o que faz com que a pele fique com um aspecto oleoso. Por isso, evite consumir alimentos gordurosos e fritos com frequência, equilibrando o consumo com grelhados e assados.


Bebidas Alcoólicas

Quando consumido mais do que o ideal, as bebidas alcoólicas afetam a produção de zinco pelo organismo. Esse mineral é responsável por combater as acnes no rosto. Desta forma, a pele oleosa tende a ser mais propensa para a formação de acnes na pele.


Alimentos que ajudam a evitar a produção em excesso de oleosidade e espinhas

Alguns alimentos podem ajudar a evitar a formação em excesso de oleosidade na pele, sendo assim evita a formação de espinha e ainda ajuda no melhor funcionamento do organismo. Claro que deve ser aliada a uma rotina de skincare, que seja ideal para suas necessidades e tipo de pele, mantendo um viço sem igual e a pele sem lesões de acne.

Beba bastante água: é primordial que seja feito o consumo de no mínimo 1,5 l de água por dia, para manter o corpo hidratado e manter o bom funcionamento de células e articulações do corpo. Para evitar que a pele fique oleosa, o consumo correto de água também evita que as glândulas sebáceas produzam sebo em excesso, uma vez que sua pele e corpo estão hidratados, pela boa ingestão de água a decorrer do dia.

Alimentos ricos em vitaminas: a ingestão de alimentos que contém vitaminas contribui para o bom funcionamento do organismo, reforça as células de defesa do corpo e ajuda na desinflamação de acne e espinha da pele. Alimentos que são fontes de vitaminas A, C e E contribuem para a diminuição de oleosidade na pele, pois contém ação antioxidantes, evitando a formação de radicais livres no organismo. Outro benefício que essas vitaminas podem trazer é a ação cicatrizante que ajuda na melhora das lesões de acne na pele.

Alimentos como mamão, cenoura, laranja, couve e espinafre devem fazer parte da sua dieta para manter a quantidade de vitaminas no corpo equilibrado, além de ajudar no bom funcionamento do intestino, fígado e na saúde da pele.

Zinco: sabia que o zinco ajuda na redução de acne? Alimentos que tenham o mineral de zinco em sua composição, ajudam no fortalecimento do sistema imunológico, evitando que infecções se proliferam com facilidade, como vírus, fungos ou bactérias. Quando os poros ficam obstruídos com o sebo produzido em excesso pelas glândulas sebáceas, forma um ambiente propício para a alocação de bactérias. A acne é formada por uma bactéria que consome essas secreções, ocasionando na inflamação dos poros e assim surgindo as lesões de acne.


Importância de uma dieta equilibrada

O intuito de acender o alerta de como a alimentação pode influenciar na formação de espinhas e no estímulo de oleosidade da pele, não é apenar os alimentos que podem contribuem para a formação de espinhas, mas sim, poder induzir que tenha uma dieta equilibrada, sem consumir em excesso aquilo que pode acarretar em danos para a saúde e para a pele.

Para melhorar a sua alimentação e saber equilibrar o que é consumido no dia a dia, o ideal é fazer acompanhamento multidisciplinar com nutricionista, dermatologista ou endocrinologista, que poderão analisar melhor o que tem causado aumento de espinhas e oleosidade na pele, sugerindo tratamentos que irão ajudar a regular a sua saúde no geral.


Como montar uma rotina de skincare para pele com espinhas?

Além de manter uma boa alimentação balanceada e que contenha um bom consumo de vitaminas e minerais, a rotina de skincare também é importante para a melhora da saúde da sua pele, já que ela age na camada externa e contribui para a melhora significativa da oleosidade na pele.

Siga sempre o passo a passo básico de cuidados com a pele: limpeza, hidratação e proteção. Quando não há o costume de usar produtos para cuidar da pele oleosa, essa rotina básica fará grande efeito para deixar a sua pele radiante, com inflamações menores e menos oleosidade.

Limpeza: o primeiro passo na rotina de skincare é limpar a pele. Comece o dia lavando o rosto com um limpador facial que seja especial para seu tipo de pele. O Gel de Limpeza Antiacne que garante uma limpeza purificante da pele, ajudando no controle de oleosidade e eliminando até 99% das bactérias que causam acne. Com Vitamina C e Ácido Salicílico presente na sua formulação, pode ser usado diariamente na rotina diurna e noturna.

Outra dica na limpeza facial diária é usar um sabonete que tenha ação esfoliante, dessa forma você consegue promover a renovação celular e eliminar a pele morta do rosto, ajudando na desobstrução dos poros. O 3 em 1 Limpeza Facial proporciona tratamento completo para sua pele ao eliminar a oleosidade e promover uma leve esfoliação da pele. Com eficácia clínica comprovada, possui textura suave e pode ser usado diariamente ou se preferir, pode ser alternado com o Gel de Limpeza Antiacne.

Hidratação: a pele oleosa também deve ser hidratada. Se engana quem pensa que a hidratação deve ser evitada em peles que possuem oleosidade, quando na verdade ela é mais do que necessária para manter a hidratação cutânea equilibrada e evitar que seja produzido sebo excesso, na tentativa do organismo manter a hidratação da região.

Para isso opte por produtos que tenham textura leve e emoliente, pois eles conseguem penetrar melhor na epiderme, sem causar obstrução dos poros. O Sérum Booster Antiacne contém 4 ativos [Vitamina C + Ácido Salicílico + Niacinamida + AHA] em sua fórmula, que oferecem hidratação e ajudam a combater a acne e reduzir marcas da pele. Por conter fórmula não oleosa e textura leve, ele é ideal para fazer parte da sua rotina de cuidado com a pele acneica e oleosa.

Proteção: depois de limpar e hidratar a pele, não podemos deixar de usar o protetor solar para finalizar o seu skincare. O uso do protetor solar é muito importante para evitar que os raios solares agridam a pele e causem danos para a saúde, como a formação de radicais livres, aumento na pigmentação de manchas na pele e estímulo da oleosidade. Aposte num protetor solar que seja antioleosidade, assim como o Protetor Solar Hidratante, que conta com Vitamina C e FPS 50, que ajudam a inibir a ação dos raios solares na pele, assim como a ação da luz visível.