Espinha interna: dermatologista fala o que é e como tratar Espinha interna: dermatologista fala o que é e como tratar

Espinha interna: dermatologista fala o que é e como tratar

Surgiu uma espinha interna no rosto e não sabe o que fazer? Separamos algumas dicas que te ajudarão a tratar a lesão e prevenir o surientos de novas na pele

Se deparou com uma lesão inflamada, vermelha e profunda na pele? Pode ser uma espinha interna que surgiu na camada mais interna da pele. Assim como as espinhas que possuem secreção e ponta amarelada, a espinha interna surge pelo mesmo motivo, o excesso de oleosidade, que por sua vez deve estar obstruído os seus poros a tal ponto das secreções não conseguirem explicar para fora da camada interna.

Para que você possa saber mais como surge a espinha interna, quais os tratamento e como se prevenir delas, o blog de Garnier separou algumas dicas que te ajudarão a não sofrer mais com a espinha interna.


O que é espinha interna?

As espinhas são processos inflamatórios que se desenvolvem na pele. A espinha interna, conhecida cientificamente como acne nódulo-cística, é uma condição inflamatória que surge na camada mais interna da pele, fazendo com que ela não apareça na superfície do rosto, mas é palpável. No geral, a espinha interna costuma ser mais dolorida do que as outras espinhas.


O que causa a espinha interna?

A espinha interna é um tipo de lesão que ocorre na derme —camada mais profunda da pele— causando uma lesão vermelha, inflamada e, em alguns casos, dolorida. Também chamada de acne nódulo-cística, a espinha interna ocorre em decorrência do entupimento dos poros da pele, só que nesse caso elas acabam se acumulando na derme por conta da obstrução do poro, evitando que secreção possa chegar até a epiderme.


Onde a espinha interna pode aparecer?

Assim como as demais espinhas e lesões de acne, a espinha interna pode surgir no rosto, pescoço, costas e peitos, pois são regiões que costumam ter maior formação e liberação de oleosidade nas glândulas sebáceas, sendo assim é necessário manter essas regiões sempre bem tratadas para evitar e haja o acúmulo de oleosidade e ocasionar o surgimento de lesões na pele.


Como tratar a espinha interna?

O tratamento para a espinha interna segue nos mesmos moldes que o tratamento das espinhas que surgem na camada externa da pele. Portanto evite espreme-las para não agravar a lesão na pele e tornar a inflamação mais séria e limpe bem o rosto ou a região em que a espinha interna está localizada, evitando que a oleosidade continue obstruindo os poros para que não sujam outros nódulos e diminuir o processo de cicatrização da espinha interna.

O uso de produtos que tenham ativos que ajudam na renovação celular e mantém a pele hidratada também é uma recomendação para que você possa recuperar a região afetada.


Como evitar a espinha interna?

Uma das principais causas das espinhas na pele é o excesso de oleosidade, essa oleosidade pode favorecer o entupimento dos poros e ocasionar o aparecimento das espinhas. No caso da espinha interna, essa oleosidade excessiva que entope os poros, evita que as secreções consigam ser expelidas da pele, causando inflamação interna na pele.

Fique de olho na alimentação, mantendo uma dieta equilibrada sem o consumo excessivo de açúcar e gorduras para evitar que a glândula sebácea tenha o estímulo maior de liberação das secreções e acabar entupindo os poros.

Outro fator muito importante é manter a rotina de skincare com produtos que tenham ação antioleosidade e antiacne, para que possam realizar o tratamento da pele sem agredir, desobstruindo os poros e tratando as lesões existentes na pele.


Pode espremer a espinha interna?

Não é recomendado espremer a espinha interna, pois como como ela está alocada numa camada mais profunda da pele e se desenvolveu ali por não ter saída para a secreção, ao tentar espremê-la você só irá piorar a inflamação, além de não conseguir expelir a secreção para fora da pele. Mantenha os cuidados com a região lesionada, usando produtos com ativos que tenham propriedades cicatrizantes e anti-inflamatórias para que a espinha interna possa cicatrizar o quanto antes.


Conheça a linha Antiacne de Garnier

Com os poderosos ativos de Ácido Salicílico e Vitamina C, a nova linha de Antiacne Uniform & Matte desenvolvida por Garnier, chegou para poder mudar a sua rotina de skincare e proporcionar um tratamento completo para a pele com acne.

Composto pelo Gel de Limpeza Facial, 3 em 1 Limpeza Facial e o Sérum Booster Antiacne, a nova linha de Uniform & Matte garante que sua pele tenha a oleosidade reduzida, evitando o acúmulo de sebo nos poros e proporcionando uma pele radiante e luminosa.

Na plataforma de Skin Coach você consegue analisar a sua pele através do recurso de Inteligência Artificial, que escaneia seu rosto e indica quais produtos você deve ter na sua rotina de skincare ideal, experimente!