Antioxidantes e radicais livres: o que são? Antioxidantes e radicais livres: o que são?

Antioxidantes e radicais livres: o que são?

Se você faz parte do grupo de beauty addicts que amam cuidar da pele, certamente já deve ter ouvido falar nos terríveis radicais livres! Mas você sabe por que eles são tão temidos assim? Produzidos pelas próprias células, eles são um dos principais responsáveis pelo envelhecimento da pele. A boa notícia é que existe um cuidado simples e eficaz que pode ajudar a controlar sua ação: o uso de produtos antioxidantes. Para entender melhor sobre o assunto, reunimos tudo o que você precisa saber sobre antioxidantes e radicais livres. Veja só! 


O que são os radicais livres? Entenda como eles agem na pele

Os radicais livres são nada mais do que moléculas produzidas pelas nossas células durante o processo de queima de oxigênio. Para surpresa de alguns, eles não são agentes invasores e podem viver perfeitamente em nosso organismo sem fazer mal algum. Mas não se engane: os radicais livres são instáveis e podem causar causar danos às células saudáveis do corpo. Isso porque existem alguns fatores que podem contribuir para sua produção em excesso, como estresse e tabagismo, promovendo assim o envelhecimento da pele. 


Antioxidantes: o que são? Veja os diferentes tipos e como eles atuam

Os antioxidantes são vitaminas, mineiras e outras substâncias capazes de neutralizar a ação dos radicais livres e garantir que as células continuem estáveis. Na pele, eles combatem os agentes responsáveis por acelerar o processo de envelhecimento que resulta em rugas, flacidez, manchas e linhas de expressão. Dividido em dois tipos, os antioxidantes podem ser enzimáticos ou não enzimáticos. Os primeiros são produzidos naturalmente pelo nosso corpo, enquanto os outros são adquiridos através da alimentação ou pelo uso tópico direto na pele. 


Antioxidantes e radicais livres: qual a relação entre os dois? 

Depois de entender o que são os antioxidantes e os radicais livres, você deve estar se perguntando com a relação entre os dois, certo? A resposta é simples: os antioxidantes são os agentes que combatem os radicais livres. Isso porque eles são substâncias que se ligam aos radicais livres para neutralizá-los. Para adquirir os antioxidantes, é preciso manter uma dieta balanceada - rica em vitaminas - ou investir em produtos que contenham complexos antioxidantes em sua composição. 


Veja como incluir antioxidantes na sua rotina de cuidados com a pele

Uma alimentação balanceada e rica em vitaminas com ação antioxidante é sinônimo de pele saudável. Entretanto, para prevenir rugas, flacidez e outros sinais do envelhecimento precoce, também vale incluir um antioxidante em sua rotina de cuidados com a pele. Nesse caso, vale apostar em produtos enriquecidos em vitamina C, que é um dos antioxidantes mais recomendados pelos dermatologistas para cuidar da pele do rosto. Versátil e adaptável, ela pode ser encontrada em diferentes dermocosméticos, desde gel de limpeza a hidratante facial. Além disso, também vale apostar em uma boa máscara facial com ação antioxidante para potencializar a sua rotina de cuidados.

COMPRE PRODUTOS COM VITAMINA C