7 mitos e verdades sobre pele oleosa: não deve usar hidratante? Envelhece mais devagar?
Se você tem a pele oleosa, provavelmente já ficou com muitas dúvidas de como cuidar da sua pele ou qual é o melhor produto para controlar o excesso de oleosidade. Mesmo sendo comum entre as brasileiras, esse ainda é o tipo de pele que levanta muitas questões sobre o que pode e o que não pode ser feito na rotina de skincare.
Entre as perguntas mais comuns estão: quem tem a pele oleosa precisa passar hidratante? Pode usar vitamina C? Ela envelhece mais devagar do que a pele seca? Esclarecemos essas e outras questões sobre o assunto e revelamos o que é mito ou verdade. Veja só!
1. Quem tem pele oleosa não pode usar hidratante
Mito. Assim como todo tipo de pele, a oleosa também precisa de uma boa hidratação. Para que ela não fique com aquele excesso de oleosidade, basta escolher um produto hidratante que ajude a manter a região sequinha, nutrida e que, ao mesmo tempo, trate as suas imperfeições, como poros dilatados e as manchas de espinhas. Para não comprar o dermocosmético errado, opte por um que tenha textura matificante e vitamina C na sua fórmula.
2. A vitamina C causa espinhas na pele oleosa
Mito. A vitamina C não causa esse efeito na pele oleosa! O que pode provocar esse problema é a textura do produto. Sendo assim, escolha um dermocosmético com vitamina C com textura matte, que evita o excesso de oleosidade no rosto e não provoca a formação de espinhas.
3. A pele oleosa envelhece mais devagar
Mito! Todos os tipos de pele envelhecem da mesma forma. O que dá a impressão de que a pele oleosa é mais jovem em comparação às demais, é que seu rosto fica lustroso por conta do excesso de oleosidade, o que pode ser confundido com um aspecto hidratado e preenchido. Por isso, temos a sensação de que aquele rosto é menos envelhecido, já que a hidratação acaba camuflando as linhas de expressão da pele.
4. A pele oleosa possui uma tendência maior à formação de espinhas
Verdade. Embora todas as peles possam ter acne, a pele oleosa é a que mais apresenta a possibilidade de desenvolver espinhas. Tudo isso acontece por conta do excesso de oleosidade que é produzido pelas glândulas sebáceas, que entopem os poros e causam as lesões no rosto.
5. Comer chocolate deixa a pele mais oleosa
Parcialmente verdade. A ingestão exagerada de alimentos gordurosos, associada à ação de outros hormônios, acaba causando o aumento da oleosidade. O chocolate ajuda nesse efeito colateral da pele.
6. Quem tem pele oleosa não pode usar maquiagem, pois aumenta a oleosidade
Mito. Se você tem a pele oleosa pode continuar caprichando na make! Para o seu look não derreter e durar o dia inteiro, além de apostar em produtos de maquiagem adequados para o seu tipo de pele, é preciso apostar em uma boa preparação fazendo a higiene do rosto e aplicando um hidratante com textura matte e efeito primer. Além disso, antes de dormir, não esqueça de remover toda a maquiagem com uma solução micelar. Ela é uma loção de limpeza que ajuda a remover as impurezas, poluição e oleosidade da pele em um só passo, deixando a região limpa, uniforme e hidratada ao mesmo tempo.
7. Se você tem a pele oleosa precisa lavar o rosto muitas vezes ao longo do dia
Mito! Lavar o rosto duas vezes no dia já é suficiente para controlar e remover o excesso de oleosidade na pele sem provocar o efeito rebote. Para fazer essa higiene, é importante usar um sabonete suave, com ativos adstringentes e que limpa sem agredir a pele.