Rotina skincare masculina: entenda como montar Rotina skincare masculina: entenda como montar

Rotina skincare masculina: saiba como montar

Descubra como montar a rotina skincare masculina ideal para cada tipo de pele. Confira as dicas da Garnier.

Não é novidade que ter uma rotina de cuidados com a pele é essencial para deixá-la ainda mais bonita e saudável. Mas engane-se quem pensa que somente as mulheres procuram ter esses cuidados com a pele. A cada dia, mais homens também têm se interessado em saber mais sobre o que é e para que serve a rotina de skincare masculina e quais são os produtos ideais que não podem faltar nas suas nécessaires.

Se você, rapaz, que está querendo saber mais sobre como manter ou ter uma pele radiante, confira aqui tudo o que a Garnier separou para você, para te ajudar com essa nova rotina de cuidados e criar a sua própria rotina de skincare masculina.


O que é skincare?

Com certeza, você já escutou inúmeras vezes sobre a “skincare", mas vamos realmente explicar a origem dessa palavra que tem feito sucesso no mundo todo. O termo é derivado do inglês e significa literalmente “cuidados com a pele''. Porém, não basta sair comprando todo produto de pele que vê por aí, é necessário saber exatamente quais são os produtos ideais para o seu tipo de pele.

E tem mais, você sabe qual é a principal função da skincare? A rotina de skincare atua na proteção da pele. Ela vai contra o trabalho dos radicais livres, que são os agentes do envelhecimento precoce, que é caracterizado pelo surgimento das rugas e linhas de expressão. A skincare também ajuda na redução de manchas e irritações na pele. E além de tudo isso, a skincare colabora para que a pele fique mais hidratada, uniforme, luminosa e mais bonita, de uma forma geral.


Qual a diferença entre a pele masculina e a pele feminina?

Por mais que não seja tão aparente na maioria das vezes, existem sim, diferenças entre a pele masculina e a pele feminina. Se você ainda não sabe quais são exatamente essas diferenças, confira aqui e saiba tudo sobre elas. A pele masculina costuma ser mais grossa que a feminina, mais oleosa e o seu processo de envelhecimento é diferente.

A pele masculina chega a ser, em média, 20% mais espessa que a pele feminina. Já o colágeno, na pele masculina há uma redução maior e mais constante, porém na pele feminina, o colágeno se perde mais lentamente, mas há uma pequena aceleração na perda após a época da menopausa, assim os papéis podem ser invertidos, fazendo com que a pele feminina perca elasticidade mais rápido e deixando os efeitos do envelhecimento precoce mais evidente do que na pele masculina.

Uma outra diferença interessante entre os dois tipos de pele, é que a pele masculina costuma ser mais estressada e irritada do que a pele feminina, unicamente pelo fator da pele masculina produzir mais pelos e os homens precisarem se barbear com mais constância. Retirar a barba faz com que remova a camada superior das células cutâneas, deixando a pele imatura sensível e exposta às agressões externas. Por isso, separamos algumas dicas para você montar a rotina de skincare masculina pensando nas necessidades dessa pele.


Como montar uma rotina de skincare masculina?

Como vimos, realmente há diferença nos tipos de pele, mas os cuidados diários com a pele e o autocuidado com o corpo sempre são bem vindos, seja qual for a ocasião. Felizmente, a população masculina tem se interessado cada vez mais por esse universo e os preconceitos estéticos referentes aos homens têm sido cada vez menores. Mas caso você tenha dúvidas de como montar uma rotina skincare masculina, veja essas dicas que separamos para você,para te ajudar no dia a dia com a sua pele:

1.Limpe a pele: esse primeiro passo é essencial para todo tipo de pele, mas como vimos que os homens estão mais propícios à pele oleosa, o ideal é não negligenciar essa etapa para que não ocorra o número excessivo no surgimento de cravos. Para isso, combine o uso do Sabonete Líquido Limpeza Facial com a Água Micelar Antioleosidade.
2.Apare a barba: é importante se atentar aos fios. Caso opte por manter a barba, é ideal sempre lavar e aparar os pelos durante o banho. Mas caso escolha tirar a barba, faça uso de produtos específicos que deixem o ato de barbear mais suave evitando a irritação e a agressão na pele. Lavar os fios também é o ideal, já que o acúmulo de bactérias e fungos nos fios afetam a saúde da pele e podem ocasionar odor.
3.Faça hidratação: hidrate a pele todos os dias, mas antes, veja qual é o produto mais compatível com o seu tipo de pele. No caso da pele oleosa, os cremes costumam ter efeitos mais secos, o que ajudam a controlar a oleosidade. Para esse passo, aposte no Sérum Antimarcas que além de trazer os benefícios da vitamina C, ainda conta com niacinamida e ácido salicílico.
4.Use protetor solar: outro passo importante e essencial é fazer uso do protetor solar diariamente. Os benefícios da aplicação do protetor solar podem não ter resultados imediatos, mas diminuem manchas e sinais na pele em um curto prazo de tempo. Além de proteger a sua pele dos agressores externos como poluentes e radiação dos raios UV, o que potencializa a ação dos radicais livres. Para esse passo, aposte no Hidratante Protetor de Garnier e tenha hidratação e proteção solar em um único passo.
5.Consulte um especialista: essa rotina deve ser adaptada de acordo com o seu tipo de pele. O ideal é procurar um dermatologista para descobrir como montar a rotina skincare masculina certa para você.