Protetor solar químico ou protetor solar físico? Entenda qual usar

Qual é o melhor tipo de protetor solar, físico ou químico? Preparamos um artigo explicando tudo para você fazer a escolha certa.

O protetor solar é um produto indispensável na rotina de skincare, isso porque ele protege a pele do rosto da ação dos raios UVA e UVB emitidos pelo sol, além de proteger a pele da ação das luzes visíveis como as luzes de computadores e celulares que também são prejudiciais para pele.

O protetor solar facial impede o surgimento de manchas na pele, diminui a predisposição para o câncer de pele e ainda é o primeiro tratamento antissinais por ajudar a minimizar o envelhecimento precoce. Mas você sabe que existem dois tipos de protetores solares faciais, os protetores químicos e físicos? Para explicar a diferença entre cada um e para você entender como escolher, nós separamos algumas dicas. Confira!


Qual a diferença entre o protetor solar físico e o protetor solar químico?

A diferença entre os protetor solar químico e o protetor solar físico está na maneira que cada um vai agir com a radiação solar que atinge a pele. Os produtos químicos são reconhecidos por fazer transformações na estrutura da radiação, enquanto os físicos não modificam a estrutura da radiação.

O protetor solar químico conta com moléculas que absorvem a radiação solar, que apresenta alta energia, e a transforma em radiação de baixa energia. Assim, uma camada de proteção química é criada na pele fazendo com que a radiação se transforme em raios de baixa intensidade e que não penetrem na pele. Já o protetor solar físico é caracterizado como aqueles protetores solares faciais que contém minerais em sua composição. Esses minerais agem refletindo a radiação solar, o que impede que eles penetrem na pele, protegendo o rosto da ação desses raios.

Por conta dessa ação de proteção, é importante sempre reaplicar o protetor solar facial para garantir que essa camada de proteção esteja sempre operando de forma correta e combatendo os raios solares. Por isso, reaplique o protetor solar facial de três em três horas, após o contato com a água e, em dias de sol intenso, reaplique o produto de duas em duas horas.


Qual escolher? Protetor físico ou químico?

Tanto o protetor solar químico, quanto o protetor solar físico, apresentam eficiência quando o assunto é proteção facial. As duas opções oferecem bons resultados para a sua pele e garantem a camada protetora contra a ação dos raios solares.

Por conta da proteção química, algumas pessoas podem apresentar alergias a esse tipo de protetor solar. Por isso, crianças e pessoas com peles sensíveis podem se beneficiar mais com os protetores solares físicos. Enquanto os protetores solares químicos podem ser benéficos para tratamentos, como manchas e oleosidade, por conta da combinação de ativos dermatológicos em sua fórmula.

Para escolher o melhor protetor solar para a sua pele, opte pelo protetor adequado, como um protetor solar facial para pele oleosa, antissinais ou anti-manchas. Dessa forma, é possível proporcionar os melhores resultados para a sua proteção solar facial.


Aposte na combinação dos dois tratamentos

Uma boa opção para a sua proteção solar facial é a combinação dos dois tipos de protetores solar e alternar confirme você sinta necessidade, o que faz com que você proteja a pele de duas formas diferentes. A linha Uniform&Matte conta com hidratantes protetores para a sua pele, oferecendo hidratação facial e proteção solar em um único produto.

O Hidratante Protetor FPS 30 é a opção de protetor solar sem cor para proteção da sua pele. Já o Hidratante Protetor Tudo em 1 é o hidratante protetor com cor disponível em 4 tonalidades - clara, média, morena e negra, a última co-criada com a cantora Iza, que proporciona proteção solar e uniformização instantânea para sua pele. Ambos os protetores são enriquecidos com vitamina C, poderoso ativo antioxidante capaz de combater os radicais livres e auxiliar na proteção da pele.