O que é foliculite? Entenda as causas e como tratar O que é foliculite? Entenda as causas e como tratar

Foliculite: entenda o que é, as causas e como tratar

Ainda existem muitas dúvidas sobre o que é exatamente a foliculite, quais são as causas e como tratá-la. Saiba que a foliculite é mais comum do que muitos pensam, ou seja, seu tratamento é acessível e prático. Você só precisa de paciência e disciplina. Saiba mais sobre a foliculite, o que causa e como evitá-la no dia a dia. Continue a leitura para ver as dicas que trouxemos para te ajudar!


O que é foliculite?

A foliculite é o nome dado para uma doença de pele comum. A doença atinge os folículos pilosos, que são estruturas na pele onde surgem e crescem os pelos. Ocorre uma inflamação nessas cavidades, ocasionando em vermelhidão, bolhas ou pústulas, que são as espinhas avermelhadas com pus.


A causa principal é devido ao surgimento de bactérias e fungos na pele. Ela também pode aparecer em variadas regiões do corpo, mas tem uma grande incidência da foliculite nascer em zonas com maior pilosidade, como o couro cabeludo ou a barba.

 

Sintomas da Foliculite

Como falamos, embora ela pode ser ocasionada por fungos ou bactérias, a foliculite também pode ser desencadeada por outros fatores, como: oclusão (roupas muito apertadas, por exemplo), barbear-se, depilação a cera, pelos encravados, feridas e cortes, obesidade ou outros problemas na pele já existentes. E além das causas, você também deve se atentar aos sintomas e sinais de que a foliculite possa entregar, como:

  • Dor;
  • Coceiras;

 

Como tratar e evitar a foliculite?

Na maioria das vezes, os casos são ligeiros e podem evoluir favoravelmente e sem sequelas, mas em outros casos mais graves da doença é aconselhável um direcionamento médico para um tratamento mais específico. Mas se o seu caso for da maioria mais comum, você pode investir em medidas cautelosas para controlar a infecção e melhorar o desconforto na pele. Medidas essas para o dia a dia como:

  • Manter a pele limpa, seca e hidratada;
  • Após os exercícios físicos ou o contato direto com agentes químicos, tomar banho ou ducha rapidamente;
  • Evite roupas apertadas ou substâncias que irritem a pele;
  • Evite cortes ao se barbear, lembrando que as aáreas com foliculite não devem ser barbeadas;
  • Quando ocorrer lesões na pele, não coçar para evitar o agravamento do quadro de foliculite;
  • A depilação a laser pode evitar casos de foliculite.

A linha Uniform&Matte conta com os produtos de skincare para você manter a sua pele limpa e hidratada. Para limpeza, escolha a Água Micelar Antioleosidade em conjunto com o sabonete líquido Limpeza Facial, com eles é possível proporcionar uma limpeza profunda e eficaz para o seu rosto sem agredir a pele. Além disso, o Sérum Facial Antimarcas também conta com propriedades hidratantes para entregar hidratação para o seu rosto. Confira todos os produtos da linha e comece a sua rotina de skincare hoje mesmo!