Skincare de blogueira: Mariana de Freitas Skincare de blogueira: Mariana de Freitas

Skincare de blogueira: Mariana de Freitas, do blog “As Dicas de Mari”, conta como cuida da sua pele

Sabe aquelas dicas super sinceras que descomplicam os cuidados com a pele? A Mariana de Freitas sabe como ninguém. A blogueira de beleza, mais conhecida como As Dicas de Mari, traz em seus conteúdos todos os cuidados diários dela com a sua pele, mostrando toda a sua rotina e dando aquelas dicas que todo mundo sonha em descobrir.

Quer saber mais sobre as dicas de Mari? Confere essa matéria com perguntas sobre seus cuidados, hábitos e produtinhos preferidos. E para acompanhar seu dia-a-dia é só seguir sua página @asdicasdemari!


1. Como você cuida da sua pele?

R.: Gosto de prestar muita atenção na minha pele, no que ela está precisando no momento, e partir daí. Gosto de tratar minha pele com muito cuidado, sempre com o mínimo de pressão no toque e com os produtos que serão mais adequados para a situação atual dela. Beber água, fazer terapia e ter uma alimentação saudável são fatores que também ajudam muito!


2. Descreva sua rotina de skincare

R.: Tem dias que minha pele está mais seca, dias que está mais oleosa, com mais acne, então começo a pensar na rotina de cada dia com base nisso! Mas sempre procuro ter a pele limpa pra que ela possa receber bem os próximos produtos! Depois de lavar, não costumo enxugar a pele, então espero a pele secar quase que totalmente por conta própria — é mais rápido do que parece — e sigo com a rotina dos produtos mais fluidos para os mais densos. Nossa pele absorve melhor os produtos quando está úmida, então é a forma que funciona melhor pra mim. Gosto de usar tônico hidratante, sérum com proposta clareadora e hidratantes que atendam às minhas necessidades do momento. Minhas maiores preocupações são sempre limpar, hidratar e proteger a pele do sol.


3. Como você remove a maquiagem?

R.: Eu sou uma grande fã da dupla limpeza! Gosto de remover a make usando um produto à base de óleo, que faz a limpeza do sebo naturalmente presente na pele e limpa os poros profundamente, prevenindo cravos e acne, e depois usar um limpador à base de água — o sabonete —, para remover o que sobrar, como suor, poluição etc. Também adoro usar água micelar para complementar a limpeza e me dar a certeza de que não ficou nada na pele.


4. Qual a sua máscara facial favorita e porquê?

R.: Confesso que no momento estou obcecada por duas da Garnier! A de Camomila é maravilhosa para quando a pele está mais seca e sensível, e a de Vitamina C é incrível pra usar à qualquer hora do dia, porque deixa a pele sequinha e uniforme! A melhor parte é que todas tem ácido hialurônico na composição, que hidratam a pele sem pesar.


5. Qual a sua dica para quem está começando a cuidar da pele?

R.: Se eu puder dar UMA dica? Proteger a pele do sol. Dano solar é o que mais envelhece a pele, além de que câncer de pele é uma realidade, já que 30% dos casos de câncer no Brasil são de pele! Se você quer cuidar da pele, não vale a pena pular etapas! Comece priorizando o protetor solar. Uma rotina simples e eficaz consiste em limpar a pele com um bom sabonete, hidratar com base na necessidade da sua pele e SEMPRE usar protetor solar em quantidade (por volta de 3 dedos de produto para ter o FPS da embalagem) e reaplicar com frequência!


6. Quais suas dicas para driblar a oleosidade da pele?

R.: Como alguém que mora num local bem quente e úmido, realmente pode ser um desafio! É importante procurar usar produtos que fazem controle de oleosidade, ou seja, os antioleosidade, pois nem sempre os produtos puramente matte são produtos que controlam a oleosidade, então é bom procurar por esses termos. Uma outra tática interessante pode ser levar lencinhos ou uma esponjinha de make na bolsa para dar batidinhas na pele ao longo do dia para retirar o excesso de oleosidade sem comprometer a make!


7. Você usa vitamina C na sua rotina?

R.: Sim! Sempre na rotina matinal! Eu adoro!


8. Quais os benefícios que enxerga na pele?

R.: Percebo com o uso que a vitamina C uniformiza o tom da pele e dá um brilho lindo de saúde. Além disso, a Vitamina C tem benefícios conhecidos como o combate aos radicais livres que envelhecem a pele e, também, se usada junto ao protetor solar, potencializa o efeito dele!


9. Quando surge uma espinha antes de um evento importante, como você lida com o problema?

R.: Adoro usar adesivos de hidrocolóide! É como se fosse um curativo, adoro porque além de evitar que eu esprema e espalhe as bactérias para o restante da pele, ele “absorve” o sebo da espinha e é como se a empurrasse de volta pra pele, melhorando muito o aspecto de relevo da acne na maquiagem. Também adoro usar gelo para dar uma desinchadinha. Na noite anterior, se for o caso, uso algo com ácido salicílico pois não tenho alergia. No outro dia, com esse combo, já fica muito melhor!


10. Como você costuma tratar acne e manchas na pele?

R.: quando tenho acne, evito empilhar muita coisa. Sei que às vezes bate o desespero e a vontade é de jogar todos os ácidos e argilas e secativos e máscaras que tenho, mas isso pode acabar irritando a minha pele e piorando tudo! Então tento manter a calma (estresse não ajuda nada na acne) e focar em acalmar a pele. Uso ingredientes calmantes como camomila e escolho um ingrediente para combater diretamente a acne. Para manchas, durante o dia, amo a vitamina C! O hidratante Uniform&Matte de Garnier é um queridinho na minha rotina matinal, percebo que usando ele a minha pele fica mais uniforme e com uma cara de saudável! Durante à noite uso ácidos como mandélico para focar nas manchinhas! Sempre procurando adaptar a rotina ao que a minha pele de fato precisa naquele momento! Aprender a escutar a pele, conhecer suas necessidades e entender seus sinais é o melhor conselho que posso dar.