Pele ressecada do rosto: conheça 5 possíveis causas Pele ressecada do rosto: conheça 5 possíveis causas

Pele do rosto ressecada: conheça 5 possíveis causas desse problema

Saiba quais são os principais fatores que fazem com que a pele fique ressecada e entenda como melhorar a aparência da pele do rosto.

A pele ressecada do rosto é um tipo de pele que necessita de atenção no momento da skincare, principalmente no passo de hidratação. Além da aparência e toque seco, esse tipo de pele também tende a ser mais sensível, o que faz com que seja necessário adotar os cuidados para diminuir essa condição. Mas você sabe o que pode causar o ressecamento da pele? Para te ajudar a identificar os motivos que geram o ressecamento do rosto, separamos 5 das principais condições, confira!


1- Limpeza facial em excesso

Muitas vezes o ressecamento da pele é ocasionado pela limpeza facial em excesso. Limpar a pele diariamente é essencial para garantir o controle da oleosidade e para remover as impurezas que nosso rosto acumula ao longo do dia. Porém, quando essa limpeza é feita em excesso ela pode se tornar agressiva para a pele fazendo com que o rosto fique ressecado ou sensível.

Por isso, é necessário garantir a limpeza da pele durante dois momentos do dia, pela manhã e à noite, porque assim é possível manter a pele limpa sem agredir-lá ou ressecá-la. Além disso, é importante utilizar os produtos próprios para o seu tipo de rosto, que faz com que essa limpeza seja menos agressiva.

Para uma limpeza completa e eficiente, aposte na combinação da Água Micelar Antioleosidade com o sabonete líquido Limpeza Facial, dessa forma é possível manter uma rotina saudável de limpeza de pele.


2- Uso dos produtos errados para o seu tipo de pele

Outro ponto que pode favorecer o ressecamento da pele é a utilização de produtos que não são adequados para o seu tipo de pele. Ao usar produtos para pele oleosa em peles secas, por exemplo, a tendência é que essa pele fique mais seca, porque os produtos têm como objetivo diminuir a oleosidade dela.

Por isso, sempre consulte um dermatologista para que sejam indicados os melhores produtos e os melhores ativos dermatológicos para o seu tipo de pele. Um ativo dermatológico bastante indicado para peles ressecadas é a niacinamida, que é reconhecida pelo seu alto poder de hidratação. Por isso, produtos enriquecidos com esses ingredientes podem oferecer bons resultados para sua pele.


3- Exposição ao sol sem proteção

Outro fator que pode contribuir para o ressecamento da pele do rosto é a exposição do rosto ao sol sem a proteção adequada. Isso porque os raios solares são capazes de ocasionar o ressecamento da pele por conta da ação dos raios UVA e UVB.

Esses raios solares fazem com que a pele perca a hidratação além de contribuir para o aparecimento de manchas e linhas de expressão da pele, e em casos intensos eles favorecem até o desenvolvimento do câncer de pele. Por isso, é necessário utilizar o protetor solar facial todos os dias e garantir a proteção da pele contra a ação desses raios solares, que incidem mesmo nos dias nublados já que fazem parte da atmosfera. Mas lembre-se de sempre reaplicar o protetor solar facial de três em três horas para garantir proteção completa.

A linha Uniform&Matte conta com o Hidratante Protetor Facial Tudo em 1, um produto que oferece hidratação e proteção solar facial em um mesmo passo. Com ele é possível garantir que a pele fique hidratada e protegida e ainda receba os benefícios da vitamina C, ativo dermatológico presente no produto.

Além disso, ele está disponível em 4 tonalidades para você escolher aquela que mais combina com o subtom da sua pele. Escolha entre a cor clara, média, morena e negra, essa última co-criada com a cantora Iza e garanta a sua hidratação e proteção facial diária. Além disso, caso você prefira o Hidratante Protetor sem cor, escolha entre a versão full size ou mini, perfeita para levar na bolsa e sempre se manter protegida.


4- Desidratação

Uma das principais causa do ressecamento da pele do rosto é a desidratação, que pode ser ocasionada por diversos fatores, mas o principal deles está associado a falta de hábitos saudáveis, como a ingestão de alimentos ricos em gordura e sódio e a falta de constância no consumo de água.

Por isso, para ter uma pele hidratada, muito mais do que usar os produtos corretos, é preciso se atentar aos hábitos de consumo, dessa forma sempre deixe uma garrafa de água próximo de você para que seja possível ingerir em média 2 litros de água por dia além de apostar no consumo de frutas e legumes.

Para sua rotina de skincare, aposte em produtos com ativos hidratantes como niacinamida e ácido hialurônico para que seja possível impulsionar a hidratação facial através do uso de cremes, séruns e máscaras faciais. O Sérum Facial Antimarcas da linha Uniform&Matte é enriquecido com niacinamida, ácido salicílico e vitamina C, trazendo todos os benefícios desses ativos para a sua rotina de hidratação da pele. Além disso, as máscaras faciais da linha Skin Active são enriquecidas com ácido hialurônico proporcionando tratamento e hidratação para a pele.


5- Questões genéticas e hormonais

Além das questões relacionadas aos hábitos e ao consumo dos produtos corretos, muitas vezes o ressecamento do rosto pode ser algo relacionado a problemas genéticos e hormonais, ou ser indicador que algo não está funcionando da maneira correta no organismo. Por isso, é necessário fazer um acompanhamento com profissional para entender se tudo está funcionando da maneira correta com o seu corpo e depois passar para o tratamento tópico com produtos de skincare e mudança de hábitos.